terça-feira, 10 de abril de 2012

“No momento em que os grandes eventos como a Copa e a Olímpiada terminarem, precisamos ter gerado uma nova imagem no mercado internacional”, disse o diretor de Mercados Internacionais da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Marcelo Pedroso, na abertura do Seminário de Turismo e Negócios. O evento, que aconteceu hoje em São Paulo, foi realizado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e reuniu as principais autoridades e profissionais para debater os impactos dos grandes eventos no turismo brasileiro. O presidente da FBHA, Alexandre Sampaio, fez o discurso de abertura saudando os presentes e comemorando a inserção do setor de turismo no plano Brasil Maior. “Esse é o começo da desoneração do turismo no Brasil e do aumento da nossa competitividade”. Pedroso foi palestrante do painel “Turismo Receptivo: como traduzir a alegria do povo brasileiro em qualidade de serviços e experiências” e em sua apresentação abordou as estratégias de atuação da Embratur para 2012, os mercados prioritários e as novas ferramentas. “Temos um grande trabalho pela frente e estamos inovando para ampliar o alcance do nosso público-alvo. Se 30% de nossos turistas buscam informações na internet, vamos reforçar nossa atuação por meio de ferramentas que dialoguem com esses usuários”, destacou. Ainda estão previstos na programação painéis sobre marketing em eventos esportivos, legados de 2014 e 2016 e a demanda no setor hoteleiro. Em sua apresentação, o Diretor citou também o trabalho que vem sendo feito para acrescentar alguns conceitos a imagem do Brasil e assim promover o país como um destino completo. “Somos muito reconhecidos no exterior, porém ainda existe uma visão reducionista, de que o Brasil é o país do samba e do futebol. Somos esse país, mas também precisamos mostrar e reforçar nossa diversidade e modernidade”.  Marcelo frisou também que está chegando o momento de intensificar a promoção dos destinos turísticos do Brasil, que terá um “boom” após as Olimpíadas de Londres, quando a Embratur, aproveitando a oportunidade, lançará sua nova campanha publicitária. O bom momento do turismo, citado por alguns moderadores, como o diretor de Marketing da Secretaria de Turismo do Governo de São Paulo, Orlando de Souza, foi comprovado por números apresentados por Marcelo Pedroso. “Tivemos um crescimento de 30% na entrada de turistas estrangeiros, de 2003 a 2011, e 173% de aumento no gasto destes visitantes. Sabemos que o gasto dos brasileiros no exterior cresce mais em decorrência do fortalecimento da economia brasileira, mas não deixa de ser um bom resultado, que permite projetar um crescimento maior ainda para os próximos anos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário