quinta-feira, 28 de junho de 2012

 A Embratur acaba de anunciar, durante reunião fechada com poucos integrantes da mídia especializada, em Brasília, sua nova ferramenta para conquistar de vez os turistas estrangeiros e que pode ajudar o país a atingir a marca de 10 milhões de visitantes internacionais em 2020: Trip Planner. Depois de lançar o seu canal no YouTube, em março desse ano, a nova aposta demonstra que o Instituto está cada vez mais ligado aos avanços tecnológicos e quer usá-los ao seu favor. Com investimentos de R$ 154 mil, gastos somente com o desenvolvimento da ferramenta, o Trip Planner será lançado no Chile dia 5. “Apoio à comercialização é fundamental. Por isso estamos investindo com ações de fomento e também com a tecnologia”, justificou o presidente da Embratur, Flávio Dino. Thiago Diniz, gerente de comunicação digital, explicou como vai funcionar o sistema. “Nosso objetivo era como chegar mais próximo da compra. Pelas nossas limitações, não conseguimos comercializar nada, mas conseguimos um canal indireto para aproximar os consumidores do trade. E disponibilizar ao trade um canal para que ele possa oferecer seus produtos. É uma página de classificados sobre o que existe para fazer no Brasil. Num primeiro momento vamos colocar destinos e atrações, num segundo momento vamos chamar o trade para montar suas ofertas. Os empresários interessados deverão estar no Cadastur”, explicou Thiago. Para baixar o aplicativo, basta acessar o Facebook da Embratur. A página no Facebook tem mais de 110 mil “likes”. Cerca de um terço (30,9%) dos estrangeiros que vêem ao Brasil organizam sua viagem pela internet, segundo dados da pesquisa Demanda Turística Internacional de 2010, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Além da tecnologia: Flávio Dino fez questão ainda de citar outros exemplos que mostram o apoio da Embratur à comercialização. “O Programa de Apoio à Promoção Internacional de Voos Fretados vai aplicar R$ 8 milhões para auxiliar as secretarias de Turismo a viabilizar charteres para seus estados. O programa prevê também aporte para auxílio à captação de novos voos internacionais. O valor total das propostas enviadas por oito estados é de R$ 10,3 milhões”. Já por meio do Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais, a Embratur vai investir R$ 3,8 milhões para auxiliar órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos na realização de eventos internacionais. O edital apoiará ações para captar e promover eventos já consolidados, com abrangência internacional e que estejam, no mínimo, em sua terceira edição.

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