segunda-feira, 25 de junho de 2012

Turismo é macro, é global, é atividade que precisa ser olhada, pensada, sentida e trabalhada sob a ótica do amplo, do grande, com estratégia, planejamento, disciplina, de forma determinada e absolutamente profissional. Turismo caminha convivendo com competitividade. E saber ser competitivo sem ser desleal e anti ético , não é regra mas diferencial. Oferecer excelência , qualidade nos serviços prestados , passou a ser uma questão de sobrevivência no mundo do turismo Passageiro não se engana. Não se deixa enganar. Para fidelizar um viajante precisa de competência , tem que ter jogo de cintura, tem que ser não apenas um profissional especializado em viagens , um bom vendedor ou um conhecedor de destinos. Para conquistar um viajante , o agente de viagem tem que ter a visão magro da operação do turismo. São pequenos detalhes que fazem a diferença. Detalhes que vão além de bons preços, localização de hotéis, bons guias, bons equipamentos, pontualidade na prestação de serviços. Isto hoje é básico para quem quer se manter no mercado! O diferencial na prestação de serviços está na habilidade humana. Como diz minha mãe: quem tem , tem, quem não tem , quá! A tradução disto é simples. Tem que ter o dom ! Tem que ter habilidade para exercer a função. Isto não se aprende em nenhuma escola. Ou voce nasce com o dom , ou quá, simplesmente quá! Se voce não tem, não insista! Vá procurar uma outra forma de sobrevivência! E isto vale para todos os segmentos. Para todos! Mesmo que a prática de mercado vá te lapidando como profissional, voce só terá sucesso se tiver paixão, se voce empregar a alma naquilo que faz, se houver dedicação por inteiro, se corpo e espírito mergulharem juntos no propósito de fazer o melhor. E quando se trata de turismo, que é a arte de realizar sonhos, ter o dom para ser um agente de viagem é fundamental. Um agente de viagem tem que ser paciente, atencioso, cortez, polido, educado, agradável. Um agente de viagem tem que saber sobre relacionamento humano. Tem que ser meio psicólogo e meio relações públicas. Tem que saber ser confidente Tem que ter habilidade para solucionar discórdias, resolver problemas. Tem que liderar Tem que conduzir Tem que dar limites Tem que dar dengo quando necessário. Tem que ser meio que mãe quando filho está longe de casa e busca a certeza do colo. Ser agente de viagem não é pra qualquer um. Para trabalhar com turismo não basta ter CNPJ ou ser um bom administrador de negócios. Para trabalhar com turismo tem que nascer com o dom. Os oportunistas que me perdoem, mas se voce ainda se mantém no mercado seus dias estão contados. A agilidade da informação globalizada fez nascer um viajante exigente. Um viajante que antes de chegar com o corpo ao destino já viajou com a alma. A internet possibilita isto! Turista hoje não se deixa enganar. Isto vale tanto para quem parte como para quem chega. Isto vale tanto para o turismo emissivo quanto para o turismo receptivo. Tanto voce quer fazer valer cada tostão que voce investiu na compra de um pacote para sua viagem, quanto o turista que chega para fazer turismo na Bahia quer fazer valer seu investimento. No Metrópole Serviço Turismo de amanhã vamos falar sobre o relacionamento entre passagerios e funcionários das companhias aéreas. Voce não pode perder! Das 15 às 16:30 hs na Rádio Metrópole. Espero voce! Curtir · · Compartilhar

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