segunda-feira, 28 de maio de 2012

O Rio de Janeiro, que sediará a final do Mundial tem seis intervenções em infraestrutura monitoradas pelo governo federal para a Copa do Mundo, no valor total de R$ 3,819 bilhões, dos quais R$ 1,579 bilhão financiado pelo governo federal. A contrapartida local é de R$ 1,11 bilhão e os recursos federais diretos somam R$ 1,127 bilhão. As obras incluem infraestrutura de mobilidade urbana, porto, aeroportos e estádio. Estádio brasileiro mais conhecido no mundo, o Maracanã tem previsão de entrega das obras de reforma para fevereiro de 2013. Local das decisões da Copa de 2014 e da Copa das Confederações de 2013, a arena carioca terá uma capacidade para 79 mil pessoas e um investimento de R$ 808,4 milhões, incluindo R$ 400 milhões de financiamento federal. De acordo com o “3º Balanço da Copa”, o estádio estava com o cronograma de obras adiantado em abril, com 45% de execução. A Transcarioca é a obra de Bus Rapid Transit (BRT) mais extensa para o Mundial, com orçamento total de R$ 1,883 bilhão, sendo R$ 1,179 bilhão financiamento federal. O BRT será o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade, ligando a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador, numa faixa segregada de 39 quilômetros de extensão. A estimativa é que cerca de 400 mil pessoas sejam beneficiadas diariamente pelo sistema. Dois terminais de passageiros e a recuperação e revitalização da pista e do pátio são as intervenções Aeroporto Antônio Carlos Jobim, com investimento estimado de R$ 813 milhões. Na área de porto, será realizada a implementação de um píer em Y, já com licitação aberta. O valor da obra é R$ 314 milhões, e a conclusão está prevista para maio de 2014.

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