quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ninguém Merece!



O turismo brasileiro comemora ter atingido cerca de 5,4 milhões de visitantes estrangeiros em 2011.
Será que para um país com o tamanho do Brasil , com a diversidade  que tem, este é um bom número?
Na França, país mais visitado do mundo, o turismo representa 7% do PIB, equivalente a indústria automibilística.
 Em Portugal, o turismo totaliza cerca de 11% do PIB.
 Na Grécia, 16%, e tem sido a saída para a crise que enfrenta o país. Segundo a OMT nos primeiros oito meses deste   ano o turismo na Grécia cresceu 13,9%.
Na Espanha o turismo cresceu este ano 7,8%.
Na América do Sul, o turismo cresceu 13,2%, mas pouco absorvido pelo Brasil.
Embora a Europa esteja enfrentando  desemprego e uma crise financeira, o europeu viajou mais este ano do que no ano passado e os alemães foram os turistas que mais gastaram em viagens pelo mundo.
Os europeus tem o hábito, a cultura de viajar dentro do próprio continente e isto faz com que o turismo tenha peso importante na economia da Europa. Mesmo em crise, todas as pesquisas apontam para o crescimento do setor.
Os chamados países emergentes, entre eles o Brasil, embora tenha uma participação considerada limitada
no fluxo do turismo interno na Europa, passou a ser um cliente potencial porque tem um turista que  gasta mais do que o europeu.
 Os brasileiros deixaram este ano na Europa U$16,4 bilhões! Um crescimento de 44,2% enquanto os chineses cresceram seus gastos na Europa em 30,2% e os russos em 21%.
Muda o mercado. Muda o marketing.
Mesmo em crise, é certo que a Europa vai começar a se promover nos países emergentes.
Logo veremos campanhas publicitárias para atrair o brasileiro para a Europa.
Em minha última viagem a Europa, na semana passada, já pude perceber também  uma mudança no tratamento.
No aeroporto, nas lojas, nos restaurantes, nos hotéis... brasileiro agora é rei, embora eu tenha percebido uma certa resistência, uma certa contrariedade do europeu em ter que servir, em ter que se  render ao poder de fogo do brasileiro.
O fato é que gostem ou não, turista é turista e na economia da Europa turismo vale ouro, tem importância, é fator econômico, é prioridade, é política de governo.
Enquanto  isto, aqui no Brasil achamos muito bom ter atingido a marca de 5,4 milhões de visitantes estrangeiros em 2011 em comparação a 5,1 milhões que recebemos em 2010.
Um crescimento tímido. Uma margem de crescimento que nos coloca vulneráveis para destinos concorrentes, que disputam turista no corpo a corpo, no ombro a ombro.
Perder é fácil.
Para ganhar tem que ter estratégia, estudo,conhecimento,competitividade, pesquisa, planejamento, políticas agressivas e rápidas.
O Ministério  do Turismo parou para dar um freio de arrumação.
Estamos em compasso de espera.
Esperando também a Copa, a Olimpíada...
Enquanto isto, um lugarzinho no fim do mundo do Maranhão, onde se chega depois de 10 horas de viagem, sem estrada e sem acomodação,  merece matéria de 20 minutos na emissora toda  poderosa como uma ótima opção de viagem no Brasil.
Como diz o nordestino: me faça uma garapa!
Ninguém merece!


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