quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Às vésperas de lançar o edital de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Brasília e Viracopos (Campinas), o governo deverá recuar e autorizar as companhias aéreas a participarem do leilão de forma relevante, sob pena de restringir a disputa e deixar de fora administradores aeroportuários estrangeiros de peso que têm este tipo de empresa como sócia. Um deles é a gigante alemã Fraport, da qual a Lufthansa tem uma fatia. Outras duas grandes empresas, incluindo uma chinesa, segundo fontes, também ficariam fora do negócio, segundo interlocutores do Executivo. A proposta inicial do Executivo permite apenas uma participação irrisória das aéreas de 1%, para evitar conflito de interesse. No edital definitivo, essa participação poderá ficar entre 10% e 20%. Os cálculos seriam fechados ontem à noite, levando-se em conta o necessário para permitir uma maior concorrência na licitação. O governo vai exigir que todo consórcio tenha um administrador aeroportuário e com experiência no negócio, a gestão de pelo menos cinco milhões de passageiros por ano. Inicialmente, havia intenção de permitir ao vencedor — uma construtora, por exemplo — contratar o administrador aeroportuário posteriormente. Porém, o Executivo quer maior comprometimento dos futuros administradores no dia a dia dos três terminais, que respondem por 30% do tráfego do país. Infraero ficará com 49% dos três terminais Fonte: Noblat/ O Globo

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