segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Acorda Bahia!

Não consigo encontrar uma explicação lógica para  Salvador não estar na rota dos grandes eventos internacionais.
Não encontro uma explicação para não termos em Salvador um local expecífico, preparado, exclusivo, para sediar um grande show, um grande espetáculo, sem ter que recorrer ao improviso, a falta de profissionalismo, ao amadorismo.
Como pode uma cidade que se orgulha de fazer o maior carnaval do planeta, que é berço de uma lista enorme de nomes consagrados no cenário da música brasileira, não ter condições de ser palco de grandes espetáculos e poder  manter atualizada  e viva uma  agenda de eventos  que traga cultura e lazer  para sua gente e possa atrair a atenção do mundo?
Não consigo entender!
O que falta?
Porque Rio de Janeiro, São Paulo e Recife conseguiram sair deste anonimato e a Bahia insiste em se manter fora dos holofotes?
Quando vamos acordar para o fato de que para fazer da Bahia um destino turístico desejado, visitado,  precisamos ter uma cultura fortalecida e valorizada?
De quem é esta responsabilidade? É do governo? É do município? Da  inciativa privada? De todos?
Fico me perguntando porque nossos artistas, que ganham tanto dinheiro com a música, com o carnaval da Bahia, com os camarotes, com eventos particulares, ainda não se uniram para, juntos, criarem um projeto que possa devolver para a boa terra, que sempre foi tão pródiga para todos, um pouco do muito que recebem?
E os nossos empresários? Aonde estão os grandes empresários?
Porque não investem numa grande casa de espetáculos na Bahia?
Será que a única vocação do baiano é frequentar shoppping center e jogo de futebol?
Não me diga que ficaremos reféns da Arena Fonte Nova!
Talvez tenha chegado a hora deste jogo mudar.
Precisamos ter mais voos ligando a Bahia ao mundo, mas para que isto aconteça, precisamos ser um destino com apelos para os grandes investimentos.
Precisamos arrumar nossa casa!
Talvez  já tenha passado da hora para  percebermos que, nos grandes destinos, o caminho encontrado para as grandes realizaçãoes, para grandes investimentos, é o caminho do compartilhar, do sentar juntos à mesa, do pensar de maneira unida, uníssona, objetiva, com flechas atiradas para metas comuns, trazendo benefícios para todos,  sem atender  apenas os interesses particulares de gananciosos, exploradores e oportunistas, que querem fazer fortuna em um único verão.
Vamos sair deste zero a zero!
Acorda Bahia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário