quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Torcendo Pelo Turismo do Brasil !

A Copa do Mundo está muito mais perto do que a gente imagina.
 O tempo, que voa, já marca  menos de 1000 dias para que o Brasil abra suas portas ao mundo e que esteja preparado para receber cerca de 600 mil estrangeiros e faça circular dentro do país em torno de 3 milhões de brasileiros que , juntos, deverão realizar 8 milhões de viagens pelo Brasil.
Sem dúvida são números que animam a indústria do turismo no país e deixam os empresários e, também os embriões de empresários, de olho numa fatia do bolo.
A Copa do Mundo e também as Olimpíadas de 2016 estão fazendo girar a cabeça de muita gente.
Toda hora surge uma pesquisa dizendo que estes eventos vão fazer e acontecer e que trazem a oportunidade de muita gente virar o jogo da vida....
Claro que é uma oportunidade que devemos agarrar com unhas e dentes, mas não devemos e não podemos pagar o mico da falta de profissionalismo, da falta de qualificação.
Temos que ficar atentos e fechar as portas para os oportunistas, para os sabidos, para àqueles que acham que podem  aplicar o tal "jeitinho" brasileiro.
Hoje li uma notícia que me deixou muito otimista: " O Ministro do Turismo, Gastão Vieira, quer usar o critério técnico para montar sua equipe de trabalho".
Mas, lendo a matéria na íntegra, ela diz que esta posição deixou a bancada do PMDB insatisfeita, e que o Ministro vai esperar a chegada da Presidente Dilma, que está em Nova York, para decidir.
Ora pois! Temos uma luz no fim do túnel, mas temos um balde d´água para apagá-la!
Quando este país vai abrir os olhos e perceber que o turismo é uma atividade para técnicos, para profissionais do setor,  e que para  um Brasil competitivo, temos que falar e entender a lingua do mercado?
A Embratur acabou de participar de uma feira de turismo na frança, com um estande cuja  comunicação estava toda em inglês.  Não teve a sensibilidade de perceber que a aversão que o frances tem pelo inglês é histórica, e que portanto a comunicação com o trade na França deveria ter sido em frances!
Pode parecer uma bobagem, mas no turismo, pequenos deslizes podem significar a perda de um mercado.
Gasta-se tempo, gasta-se dinheiro e o tiro pode sair pela culatra!
Não temos mais tempo para perder e nem dinheiro para gastar.
 Temos que ter ações acertivas, temos que estar no mercado de forma profissional, competitiva, num mundo que está com crises e ajustes  financeiros, e que turista está sendo disputado à tapa, valendo ouro.
Para compensar a gafe, a EMBRATUR anuncia boas novas:  os 12 destinos, cidades-sede da Copa do Mundo, farão parte de um estudo que vai considerar os aspectos mercadológicos, logísticos e estruturais de regiões turísticas dos seus entornos, com  a intenção de fazer com que o turista que vem assistir a um jogo na capital, possa aproveitar e viajar pelo interior do estado.
Uma notícia como esta deve abrir nossos olhos para questões de acessibilidade, hospedagem , alimentação, opções de lazer, saneamento, saúde, segurança, formação e qualificação profissional.
Turismo não pode caminhar sozinho. Tem que ser política de estado!
Regiões como a Chapada Diamantina, que tem todos os requisitos para preencher as exigências da EMBRATUR, mas cujos empresários sofrem com a sazonalidade para manter o padrão de seus investimentos e trabalhadores, devem estar felizes com esta notícia da EMBRATUR mas com o coração aos pulos batendo num misto de satisfação,  esperança e aflição.
 Há pouco passamos a ter duas frequências semanais de um vôo ligando Salvador a Lençois. Bingo!  Estamos no caminho!
Precisamos viajar pela Bahia de forma rápida, prática e segura.
 Precisamos de mais voos internos, de aeroportos melhor estruturados, de gente treinada, de boas estradas e de uma campanha de marketing que mostre ao mundo toda a diversidade que temos e somos.
Parece simples, mas não é...
O turismo é coisa de gente grande, exige conhecimento e competência, como diz o ditado popular, é briga de cachorro grande.
Tomara que a Presidenta Dilma bata o martelo nas reinvidicações do Ministro Gastão Vieira e que faça o Brasil perceber a  tempo que turismo é coisa séria, atividade para  técnicos qualificados, que sejam capazes de, a despeito dos grandes eventos que estão por vir, educar o país para uma atividade que é vocação nata de nosso povo.
A torcida pelo Brasil já começou!

2 comentários:

  1. Concordo totalmente em tudo principalmente na parte da acessibilidade, pois sou caberante e quero tocer pelo Brasil, eu ainda infelimente não posso, vamos esperar.
    Acesse meu blog netangelo.blogspot.com
    me siga no twiter @mexvertek
    Um beijo gostei muito do seu blog

    ResponderExcluir