sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Bem Vindos Hermanos!

Segundo pesquisas, o vizinho é o turista ideal.
Embora a indústria do turismo ainda não tenha uma conta satélite que possa medir com precisão a movimentação do setor no mundo, basta olhar a origem do fluxo de visitantes de destinos turísticos consagrados como França e Espanha, para constatar a veracidade desta  informação.
Turista gosta de  cruzar a fronteira, gosta de ficar perto de casa, tem uma certa má vontade para transpôr oceanos.
A Organização Mundial do Turismo diz que  o perfil do viajante profissional é de quem quer gastar no máximo  5 horas de viagem para chegar a seu  destino.
Mesmo sabendo deste dado, é claro que não  podemos abrir mão dos turistas  aventureiros.
Eles precisam saber que não existe pecado neste lado do  Equador!
Mas a conclusão é de que  são os nossos queridos irmãos argentinos que peenchem todos os requisitos do turista que devemos buscar.
Voce pode não concordar em chamar o argentino de  querido , mas ele gasta  R$80  por dia em visita ao nosso país e gosta de viajar em pencas, em grupos.
É  certo que... chegam  fazendo barulho, discutindo futebol, levando merenda do café da manhã para economizar  e  conservam uma certa altivez  que  incomoda o brasileiro  mas que também alimenta uma  saudável competição.
A Bahia há muito mantém um trabalho de formiguinha na conquista dos turistas argentinos.
Eu digo formiguinha,  porque não basta atrair o visitante mas também  convencer e treinar  os profissionais  do turismo argentino  para ter a  Bahia em suas  prateleiras de venda.
É difícil vender um destino apenas através de folhetos demonstrativos.
É preciso  conhecimento,   intimidade ,  vivência do profissional de venda sobre o produto e serviços que oferece.
Isto leva tempo e exige investimento.
São muitas etapas do namoro ao casamento.
Fui testemunha de inúmeras ações.
Tem que haver sintonia , confiança entre turismo  emissivo e  o receptivo.
Capacitação para vender a Bahia.
Qualificação para receber o visitante.
No turismo as coisas não acontecem da noite para o dia.
Temos que comemorar  cada resultado do esforço realizado na conqsuita de um mercado.
A partir de  16 de outubro, a Bahia vai receber nove vôos charters por semana da Argentina que virão de Buenos Aires, Rosário e  Córdoba.
Serão 143 vôos nos próximos sete meses.
23 mil argentinos que iremos receber até  abril de 2012.
Embora muita gente ainda torça o nariz para  um vôo charter, dizendo que é uma ação pontual, não estamos mais no tempo de menosprezar conquistas num mercado tão  competitivo. O tempo mudou!
Estes vôos charters representam uma tremenda vitória para a Bahia.
Se bem tratados, se recebidos com profissionalismo, os passageiros destes voos serão  multiplicadores de turistas para a Bahia.
Caminho para o turismo sustentável.
 Primeiro passo para um fluxo constante de hermanos.
Temos que estar preparados para manter a conquista.
Eis a questão.


 e sairem daqui com uma boa impressão da Bahia, estaremos dando a partida para um turismo sustentável, para um fl

Tem que haver sintonia entre a emissão e o receptivo para estes turistas 

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