sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Quando acordo e vejo o céu azul na Bahia, me dá vontade de sair meio sem rumo, andando sem destino,  até o desejo mandar parar...
Antigamente a gente fazia isto, como Caetano cantou, saia sem lenço e sem  documento,  aproveitando os encantos de uma  terra que tem contornos singulares e que  apaixona o mais exigente visitante .
Para lapidar o cenário de beleza, a Bahia tem  a riqueza de uma  gente que traz nos trejeitos gingados uma forma de ser que, apesar das mazelas, mantém o baiano no topo da lista das pessoas mais alegres do mundo. 
Hoje,  filhos do medo, já não podemos caminhar despreocupadamente, sorvendo da beleza do lugar... fico da janela com uma imensa vontade de ir, de sair olhando o céu, o mar, conversando com um e com outro, mas sou impedida pelas notícias que invadem meus ouvidos alertando para o útlimo golpe que está sendo aplicado para pegar e desarmar os descontraídos, os apaixonados pela vida e pelo lugar.
Estamos sendo  impedidos de viver a cidade que merecemos, a Salvador que aprendemos a amar.
Hoje somos prisioneiros, vivemos entre as grades de nossas janelas e portas que estão  nos roubando o brilho da vida e nos  transformando em pessoas desconfiadas, solitárias, insenssíveis, amargas e tristes.
É imposível manter a alegria de um povo que, mesmo trazendo   no sangue o dom de cantar e dançar a dor  num samba de roda,  na palma da mão,  não pode buscar inspiração quando é escravo de si mesmo, e já não acredita na liberdade.
Precisamos de um novo grito de independência!
Mas quando vejo a notícia de que o Elevador Lacerda será privatizado, me assalta um medo ainda maior, da certeza de grilhões que nos amordaçam, que nos desrespeitam, que nos torna indignos de uma cidade cujos seus filhos lhe viram as costas e abrem as trincheiras  para os colonizadores, para os ladrões dos nossos tesouros, que à mão armada ameaçam um patrimônio que é nosso e que não pode ser entregue sem luta, sem paixão, sem consciência.
Privatizar o Elevador Lacerda é o mesmo que privatizar o Coliseu em Roma, a Torre Eiffel em Paris!
Que ferva o sangue dos baianos e que com a mesma bravura do 2 de Julho conquistemos nossa liberdade!






2 comentários:

  1. Parabens, Heloisa, pelo seu blog.

    Fico até aliviada em ver pessoas públicas como você, formadora de pensamento que está com o mesmo sentimento que eu estou em relação à nossa Desgovernada Bahia e especialmente, Salvador.

    Há tempo que eu quero gritar para o mundo que a nossa cidade-alegria, vive triste e que nós, baianos, dante povo alegre e festeiro, vive com o vinco da amargura estampada no rosto, encarando os medos, os pânicos e o pavor de se morar e ter que viver aqui.

    E Graças a Deus, parece que este povo adormecido está acordando.

    Precisamos gritar, envergonhar os políticos e tomarmos vergonha na cara.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá Heloisa ,Tambem estamos preocupados com a privatização do Elevador Lacerta ,esperamos que o governo tome providençias ,Não pode abrir mão do monumento Histórico ,seu programa é SHOW ,beijos,para mais informações visite nosso blog
    Turma de Turismo 1- M do CEEP antigo CETB -Áureo de Oliveira Filho (www.guiasdeturismos2.blogspot.com)

    ResponderExcluir