segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O Brasil Pode Perder a Copa?!

Nada poderá ser pior para o Brasil , e para o turismo do país, do que a Fifa decidir tirar de nós o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014.
Com incredulidade leio que esta possibilidade existe e a coisa é muito mais séria do que podemos imaginar.
Amparada pela cláusula 7.7 de um contrato assinado com o Brasil, a Fifa pode até o dia 1 de junho de 2012,  rescindi-lo sem pagar nenhuma multa, caso as leis e os regulamentos nescessários para a organização da Copa de 2014 não sejam aprovados e caso as autoridades brasileiras não estejam cumprindo as garantias que a Fifa exigiu do Brasil.
Como diz o nordestino, parece que a coisa empacou!
A Lei Geral da Copa que foi enviada ao Congresso Nacional este mês pela Presidente Dilma,  não estaria honrando o que foi discutido e acordado no início do ano entre o secretário -geral da Fifa, Jérôme Valcke, e o nosso ministro do Esporte, Orlando Silva.
A discórdia gira em torno dos acordos sobre ingressos, credenciamento, gratuidades, transmissão de televisão e o que eles chamam de proteção ao marketing de emboscada. A Fifa diz que não teria como garantir aos patrocinadores a proteção às suas marcas caso venha aceitar a Lei Geral da Copa da forma como foi elaborada.
Estas questões podem ser discutidas e contornadas, mas o que preocupa é a Fifa achar que são incipientes a infraestrutura dos aeroportos e os projetos de mobilidade urbana para os estados que serão sede da Copa do Mundo no Brasil. A Fifa quer mais e nós ainda temos tão pouco...
Para agravar a situação, a nota, assinada pelo O Globo, afirma que a Fifa não quer mais negociar com o ministro Orlando Silva por perda de confiança e que caso a Lei Geral da Copa não seja modificada, já se estaria vendo a possibilidade de um outro país sediar a Copa do Mundo de 2014.
Isto já é  uma bomba para a imagem do Brasil!
Turismo vive de imagem,  uma notícia como esta é péssima , e os efeitos para o setor caso isto se confirme,  serão devastadores.
Além disto, uma mudança de rumo como esta seria  uma enorme cicatriz na  paixão do brasileiro pelo futebol e mortal para algum sentimento de zêlo, de civilidade, de carinho, de respeito de um povo por um país  que tem apostado na Copa de 2014 para mudar um cenário de  terceiro mundo.
Comece a torcer pelo Brasil!
A bola já rolou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário