segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A corrida por capacitação de profissionais de todo o trade turístico das cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Cambará do Sul e Bento Gonçalves já começou na Serra gaúcha. Setores públicos e iniciativa privada dos seis municípios, eleitos pelo Ministério do Turismo (MTur) como rota turística no Estado para a Copa do Mundo de 2014, têm se reunido para traçar estratégias de como melhorar o receptivo dos destinos e de que forma divulgar seus atrativos aos estrangeiros. A Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS) encomendou à Fundação Getulio Vargas (FGV) estudo de competitividade para a estruturação das cidades e um plano de marketing para divulgar estas e outras rotas turísticas no exterior. De acordo com Gilnei Venetti, diretor do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares e Similares da Região das Hortênsias, que abrange Gramado, Canela, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis, os municípios já possuem uma rede hoteleira e gastronômica consolidada e contam com profissionais que falam dialetos do italiano e alemão. Mesmo assim, é preciso intensificar a qualificação de mão de obra. "O investimento deve ser permanente. A Copa 2014 é só mais um motivo para que reforcemos os cursos destinados aos empresários do setor turístico." Ele acredita que não há necessidade de criar novos atrativos, mas sim investir em melhorias. "Temos roteiros diferentes para, no mínimo, dez dias, fora o comércio, a gastronomia e o setor hoteleiro que estão muito bem preparados."

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