sexta-feira, 23 de março de 2012

Como forma de aprofundar e diversificar o conhecimento dos profissionais de turismo acerca da comunicação digital, a 37ª edição do Encontro Comercial Braztoa trouxe em sua programação uma série de workshops sobre mídias sociais aplicadas ao mercado de operadoras e agências de viagem. Em palestras dinâmicas, em média com 20 minutos de duração cada, especialistas apresentaram ao público os principais conceitos e visões estratégicas que ilustram diferentes aspectos do tema. A seguir, sob a forma de dicas, as principais recomendações dos palestrantes do primeiro dia: • “Para se aproveitarem do vídeo como suporte para a divulgação de mensagens sobre o turismo nas redes sociais, os profissionais devem seguir os mesmos conceitos que norteiam a comunicação em vídeo na rede em geral, como a segmentação do público, a manutenção de um ritmo narrativo dinâmico e atraente, o respeito a uma duração razoável da peça, tudo isso aliado a uma ideia original. Feito isso, minha recomendação para que esse vídeo tenha visibilidade é que ele deve desenvolver uma narração audiovisual que trabalhe com extremos, o que está aliado, por exemplo, à figura de um anti-herói ou ao uso de uma linguagem impactante. O conc eito é complexo de se resumir, mas o importante é causar essa ruptura, na forma ou no conteúdo, capturando a atenção do receptor. Mas não é um trabalho puramente intuitivo, é preciso conhecer o produto a fundo e estudar muito”, Thiago Rossente, palestrante do tema “Social Vídeos – A transformação audiovisual na internet”; • “Minha recomendação para uma utilização eficaz das mídias sociais aplicadas ao turismo é principalmente a de que é preciso causar uma boa experiência no receptor, sem, todavia, abrir mão de um cuidadoso alinhamento com o foco da empresa. Falamos então de uma associação entre uma experiência positiva para o usuário aliada a um posicionamento bem definido pela empresa, o que quer dizer, uma visão clara do que se quer, de onde se está e de onde se pretende chegar com o negócio”, Monica Costa, palestrante do tema “A importância do branding para as mídias sociais” • “A utilização das mídias sociais no turismo deve proporcionar experiências que superem o que normalmente o usuário está acostumado a encontrar em sites tradicionais. Vale ser dinâmico e criativo, aproveitar datas especiais para falar além do seu negócio. É preciso fazer despertar um interesse genuíno e diferenciado no internauta, seja por meio de ferramentas de geolocalização, compartilhamento de fotos, vídeos etc. O importante é ter coragem para assumir alguns riscos nesse meio que ainda é permeado de muita experimentação, mas, desde o primeiro momento ter preocupação com a qualidade. Não vale a pena fazer por fazer apenas para marcar presença. É preciso dedicação”, Talita Carvalho, palestrante do tema “Hospedagem, viagem e turismo e mídias sociais, qual a estratégia?” • “Um dos mais importantes aspectos que as mídias sociais podem ajudar no mercado turismo é proporcionar ao público experiências inéditas ou especiais sem ter que sair de sua casa. E isso facilita demais os processos de escolha, ainda que essa escolha só ocorra futuramente. As marcas podem efetivamente levar essas experiências até as pessoas e impactá-las positivamente, deixando uma impressão duradoura. Nesse sentido, uma dica é aproveitar nas mídias sociais o potencial de ferramentas como a de realidade aumentada para atingir diretamente o público. E, além disso, aproveitar o forte efeito indireto que se manifesta na comunicação social por meio de recomendações feitas por esse público inicial. Recomendações essas que tendem a ser fortemente consideradas no momento das decisões de consumo”, Cibele Silva, palestrante do tema “Planejamento para o turismo mais inovador que nunca”.

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