quinta-feira, 29 de março de 2012

Hoje eu olhei o céu de Salvador e fiquei perplexa diante tanta luz... Fiquei pensando que grande privilégio para uma cidade em seus 463 anos de vida ter como moldura um céu de um azul tão intenso, tão singular. .. Fui caminhando em direção ao mar e pude constatar a infinita sabedoria desta mãe natureza que deu a Salvador contornos tão definidos, tão harmoniosos, com traçados tão insinuantes e curvas tão sedutoras. Caminhei mais um pouco e parei para comemorar o aniversário desta cidade brindando-a com o seu mais precioso líquido: uma água de coco! Em goles pausados e curtidos, uma constatação: não existe nada igual!!! Como estou na Bahia, e o povo da terra não economiza um bom papo, puxei conversa com a vendedora de coco que no seu jeito meio que baiano de ser foi logo filosofando: -- Que calor é esse minha tia? Parede que este ano o verão vai durar o ano todo! Não vai dar mergulho não?! O mar tá danado chamando ... Êta Bahia! Bingo!!! Pensei... O melhor profissional de marketing não faria melhor! Voltei em casa, vesti um maiô, e segui a risca o conselho de quem sabe que a vida não espera, tem pressa, que as oportunidades são únicas e fugazes. Minha agenda? Podia esperar... afinal, não é todo dia que a gente pode se banhar no mar de quem completa 463 anos!! Enquanto dava minhas braçadas no mar da água mais clara que existe e cuja temperatura é quase que impossível descrever, algo em torno da temperatura do útero materno, pensei em nossa Salvador... Pensei nos nossos conflitos urbanos, em nossas desigualdades, na violência e insegurança que estamos enfrentando, no medo que temos sentido, no transito caótico amarrando nossas vidas, no bem público descuidado, na história desrespeitada, na forma indigna e injusta como esta cidade em seus 463 anos está está sendo tratada. Entre um mergulho e outro, como que para abafar minha tristeza e minha angústia, fiquei me perguntando o que pode acontecer para salvar Salvador e resgatar o seu brilho, sua importância, sua majestade , sua beleza, sua magia, a qualidade de vida de sua gente. Em minha cabeça, um turbilhão de idéias , de pessoas, de situações, de ações, de atitudes, de boa vontade, de disposição, de trabalho... Sai da praia, mesmo querendo ficar, mas peguei meu carro e quando cheguei na Pituba , uma faixa para comemorar a inauguração de uma pracinha dizia: " Obrigada João. Só o Amor Salva! " Não me contive! Há muito não rio tanto!!!! Voltei pra casa certa de que o amor é mesmo o único caminho. Parabéns Salvador! Eu te amo e declaro que tudo farei para te ajudar a mudar o rumo de sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário