sábado, 7 de janeiro de 2012

A cultura fez sucesso como ferramenta de promoção do Brasil no exterior. O projeto “Ritmos do Brasil” – em que a Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) promoveu oficinas de músicas na Europa – alcançou a marca de cerca de mil estrangeiros participantes e obteve 175 matérias publicadas na imprensa internacional. A ação divulgou no mercado internacional, por meio de uma oficina musical, a cultura das 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA de 2014. O projeto que passou por Paris (França), 23 de novembro, Milão (Itália), 26 de novembro e Berlim (Alemanha), no último dia 1º, mostrou aos europeus alguns ritmos tradicionais da música brasileira e teve como objetivo despertar o interesse dos estrangeiros em conhecer o Brasil. “Diante do cenário competitivo em que estamos inseridos, queremos manter o debate constante sobre diferentes componentes que formam a imagem do país e impactam nas decisões de viagem”, disse Flávio Dino, presidente da Embratur. De acordo com ele, além das estratégias estabelecidas pelo Plano Aquarela, é necessário atualizar os instrumentos de ação e promoção turística. “Sabemos do poder de convocação da música brasileira que é um dos mais importantes patrimônios culturais do Brasil e um de nossos melhores produtos de exportação. Devemos aproveitar isso”, completou Dino. Foram ministradas oficinas musicais e os participantes receberam cerca de mil instrumentos musicais-brinde estilizados com a Marca Brasil. Além disso, os europeus tiveram a oportunidade de conhecer um pouco dos ritmos regionais e de suas respectivas cidades de origem. Após a oficina, os convidados participaram de um show, tocando o instrumento que receberam como brinde. O show foi composto por 12 músicas, cada música relacionada a uma cidade-sede. Um animador fluente na língua local foi responsável por contar um pouco da história do ritmo e da cidade. Simultaneamente, um vídeo de cada cidade era apresentado em um telão localizado no fundo do palco.

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