segunda-feira, 9 de janeiro de 2012
Dormir ao som da mata e acordar com o canto dos pássaros é uma experiência constantemente desejada, presente no imaginário sonhador do homem das grandes cidades.
O visitante da fazenda deixa de lado os apetrechos eletrônicos e todas as responsabilidades do dia-a-dia para vivenciar o modo simples e autêntico da vida no campo, em ambiente rural e familiar.
Além disso, a experiência inclui praticar atividades como cavalgadas, trilhas, banhos de rios, observação da fauna e da flora.
As fazendas centenárias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro são excelentes atrativos para o turista. Se hospedar em lugares que fizeram parte da história do Brasil colonial e poder exercer atividades como colher verduras na horta ou ordenhar as vacas podem ser experiências inesquecíveis.
Para quem quer sentir o cheiro de fazenda, a brisa e o orvalho na pele, a dica é aproveitar os passeios a cavalo no Pantanal Matogrossense ou nos Pampas Gaúchos. Além, é claro, das trilhas em fazendas históricas do interior paulista.
Se você procura boa comida, não poderia escolher outro passeio. A comida da fazenda, preparada no fogão a lenha e as deliciosas sobremesas vão te deixar com um gostinho de quero mais.
A arquitetura dos séculos 18 e 19 também pode ser apreciada nos passeios rurais. As grandes fazendas da zona da mata nordestina, das cidades históricas de Minas Gerais e das cidades desenvolvidas a partir do café na região sudeste são responsáveis por um valioso patrimônio arquitetônico urbano e rural.
Hoje muitas sedes de fazendas do autêntico período colonial têm acolhido várias pessoas interessadas nesta história e também em participar do cotidiano das atividades rurais.
A fazenda e o campo estão nas raízes do Brasil. Nossa memória guarda lembranças das férias da época de criança. Nossos sentidos recordam a paisagem campestre e o som dos pássaros. Nossa memória olfativa não esquece o aroma do fogão a lenha, da terra molhada e das flores. Ir para o campo é como voltar no tempo.
Na Bahia, apesar de não ter sido citada pelo Ministério como destino para o turismo rural, tem muitas opções para passeios e para hospedagens.
O roteiro para o turismo rural começa na região de São Gonçalo dos Campos e vai até o Sul da Bahia, com muitas fazendas que antes se dedicavam ao cultivo do cacau e criação de gado e que viram na atividade do turismo uma nova opção econômica.
Antigos casarios foram transformados em hospedarias que contam com a tradição da gastronomia baiana para atrair visitantes. Além de cuscuz, tapiocas, bolos, mingaus, carne de sol, carne do sertão, raízes e frutas regionais que são matérias primas para sucos e doces caseiros, o turista rural na Bahia tem o encontro com uma gente que preserva o jeito e a cultura de uma história miscigenada entre brancos, índios e negros.
Além dos passeios rurais pelos destinos que contam com caminhadas, trilhas, cavalgadas, banhos de cachoeira e de mar, turista terá a chance de ouvir histórias, que passadas de geração a geração, datam do Brasil colônia.
Vale conferir!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário